-
Arquitetos: Anne Rolland Architecte
- Área: 24 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Jérôme Fleurier
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento encontra-se numa das partes mais antigas de Paris. Conectados ao térreo do pátio, o que eram os antigos estábulos se converteram na cozinha do apartamento principal acima.
Logo, foi abandonado durante 70 anos, até 2013, quando foi separado e assim vendido. O estúdio Anne Rolland o comprou em 2015 para o reformar como um acolhedor apartamento de um dormitório.
A transformação começou com a eliminação das paredes divisórias, com o fim de criar uma sensação de espaço grande. A parede da fachada se abre para dar as boas vindas à luz do dia, enquanto que a oposta revela novamente sua antiga pedra calcária a partir da cozinha até a ducha.
O espaço está dividido em dois por um armário de usos múltiplos: de um lado estão cama e banheiro, do outro cozinha e sala. Este móvel, feito inteiramente de madeira compensada de vidoeiro, levanta a cama do piso num cenário privado e também é utilizado como espaço de armazenamento.
Durante o trabalho, encontrou-se um antigo poço de desejos e este foi restaurado. Um bônus de 10 m² para o apartamento. Um piso de vidro e uma porta mecânica foram instalados para o acesso de luz natural e visitantes.